5.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular: “Serão discutidos os temas mais controversos e as novidades mais recentes”

A 5.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV) da Sociedade Portuguesa de Medicina (SPMI) decorrerá no dia 1 de dezembro, em Peniche. O programa conta com palestrantes de renome nacional e internacional que vão partilhar com os participantes as mais recentes novidades e evolução científica nas áreas da prevenção e risco vascular, assim como recomendações e terapêuticas em diferentes áreas, através das sessões “Hot Topics”.

Os “Hot Topics” irão abordar temas como a diabetes, HTA, dislipidemia, AVC, cardiopatia isquémica, insuficiência cardíaca, TEV e outros fatores de risco. A Reunião terá, ainda, uma sessão sobre Medicina e Arte.

“O formato da Reunião faz com que não exista propriamente um tema central que se destaque entre os vários tópicos que fazem parte da prevenção e risco vascular”, revelou Rodrigo Leão, presidente da Reunião. “Na nossa opinião, é igualmente importante a abordagem de todos os fatores de risco para conseguirmos prevenir e tratar com eficácia a doença e o risco vascular, incluindo fatores de risco emergentes como a poluição, por exemplo. Serão discutidos os temas mais controversos e as novidades mais recentes. Isto torna a reunião mais dinâmica e mais cativante do início ao fim”.

Rodrigo Leão afirmou, ainda, que a principal meta do NEPRV com esta Reunião é atualizar os conhecimentos dos participantes, incentivando a troca de informações para aprimorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes, ao explorar novas abordagens na prática clínica diária. “Toda a informação discutida é atual. Assim, todos os temas discutidos são de alto interesse e de elevada aplicabilidade no imediato na nossa prática clínica diária.” Este objetivo surge devido à prevalência dos fatores de risco vasculares nos últimos anos, que têm resultado num crescimento significativo na morbimortalidade relacionada a doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Sociedades médicas internacionais destacam a importância da prevenção eficaz dos fatores de risco vasculares e da abordagem multidisciplinar para pacientes com doenças vasculares estabelecidas. Deste modo, Rodrigo Leão apelou à inscrição de todos os que têm interesse na área “porque o contributo de todos é essencial para melhorarmos a nossa prática clínica e para conseguir proporcionar os melhores cuidados possíveis aos nossos doentes.” Incitou, também, “todos a enviar trabalhos para discutirmos. Trata-se de uma Reunião que tem crescido de ano para ano e queremos que continue a crescer, em conjunto, convosco.”

Os melhores trabalhos submetidos serão apresentados na reunião do NEPRV. O primeiro classificado receberá um prémio de 250 euros e os três primeiros classificados serão publicados no Livro RV 2023. Decorrerá ainda um curso de hipertensão secundária no dia 30 de novembro.

Faça Aqui a sua inscrição. Submissão de abstracts até 30 de outubro

(03/10/2023)