19.ª Reunião do NEDM vai destacar “o pulmão como órgão esquecido da diabetes”

A cidade de Leiria vai receber a 19.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), um encontro que junta especialistas de várias áreas com o objetivo de reforçar o conhecimento científico, promover a partilha de experiências e fomentar a proximidade entre pares.

Segundo a coordenadora do NEDM, Mónica Reis, este encontro pretende “adquirir, relembrar e reforçar o conhecimento científico na área da diabetes, mas também criar um espaço de partilha entre profissionais, algo que nem sempre é possível na dinâmica diária e que é fundamental para o enriquecimento de todos nós.”

Este ano, a organização está a cargo da equipa do Hospital de Leiria, tendo como presidente da comissão científica Pedro Neves Tavares, em articulação com o secretariado do NEDM, mantendo “o espírito de proximidade entre pares e a abrangência geográfica que sempre pautou estas reuniões”, sublinha a responsável.

Entre os temas em destaque, a conferência de abertura, intitulada “Pulmão: O órgão esquecido da Diabetes”, promete ser um dos pontos altos pela “singularidade e relevância do tema”, refere Mónica Reis. O programa inclui ainda sessões dedicadas ao exercício físico, sexualidade, diabetes tipo 1, diabetes no hospital, nutrição, pé diabético e atualizações das guidelines nesta área.

Para Pedro Neves Tavares, este programa foi criado com o objetivo de “abordar não só temas mais frequentes, como temas mais “fora da caixa”, mas que são essenciais no dia a dia de qualquer médico que faça consulta de Diabetes.”

À semelhança dos anos anteriores, a reunião contará também com cursos pré-congresso, este ano dedicados à insulinoterapia no internamento e à abordagem prática do pé diabético.

O curso de abordagem prática do pé diabético é uma novidade no NEDM”, refere Pedro Neves Tavares. “A abordagem do pé diabético é uma área de intervenção preferencial para equipa do Hospital de Leiria, tendo sido fundada, pela Dra. Diana Fernandes, a Unidade Multidisciplinar de Pé Diabético. Acreditamos que a partilha dos conhecimentos adquiridos com a  prática clínica diária, numa unidade diferenciada, são uma mais valia para qualquer profissional e farão deste curso uma importante oportunidade de aprendizagem.”

A coordenadora do NEDM destaca ainda a participação internacional de Jesús Diez Manglano, professor da Universidade de Medicina de Saragoça e responsável do Departamento de Medicina Interna do Hospital Royo Villanova, que será o conferencista de abertura. “Esta partilha de experiência ibérica será certamente enriquecedora”, afirma.

Outro momento esperado será a apresentação dos resultados do estudo nacional de caracterização da diabetes tipo 1, referente aos utentes acompanhados em consultas de Diabetes sob responsabilidade da Medicina Interna de norte a sul do país.

Para Mónica Reis, o objetivo final é claro: “Esperamos que todos os participantes saiam mais empoderados em conhecimento e competência na abordagem da diabetes, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados médicos prestados à pessoa com diabetes.”

O apelo à participação estende-se a médicos das várias especialidades, internos e profissionais de saúde com interesse na Diabetes. “A multidisciplinaridade engrandecerá certamente a 19.ª Reunião Anual do NEDM. Queremos uma participação dinâmica e ativa, tanto nas sessões como nos cursos pré-congresso e no envio de trabalhos, especialmente por parte dos internos, que poderão candidatar-se ao Prémio Jorge Caldeira (Merck SA)”, conclui.

Faça Aqui a sua Inscrição!

(08/09/2025)