Critérios de Certificação de Internistas em Áreas Específicas

Esta Direção da SPMI, no início do seu mandato, lançou o desafio aos Núcleos de Estudo de definirem Critérios de Certificação nas suas Áreas Específicas, com validade incontestável, de forma a poder afirmar a competência do Internista dedicado.

Esta necessidade, deriva do facto das Competências serem uma atribuição da Ordem dos Médicos, que só autoriza a sua criação mediante a concordância dos Colégios de Especialidade interessados. Desta forma, marcadamente corporativa, apenas foram criadas as Competências de Geriatria e Cuidados Paliativos, ficando goradas quaisquer outras.

Temos agora para consulta no nosso site 3 propostas de Certificação: Medicina Obstétrica (NEMO), Doença VIH (NEDVIH) e Medicina de Urgência (NEUrgMI).

Todos os Especialistas de Medicina Interna que considerem reunir os Critérios de Certificação numa das Áreas Específicas referidas, devem enviar para o Coordenador do Núcleo através do Secretariado da SPMI (secretariado@spmi.pt) os documentos solicitados no Regulamento para a Certificação de cada núcleo. A validação será feita por 2 elementos do Secretariado do NE e por 1 elemento da Direção da SPMI, com posterior emissão do Certificado de Aptidão.

O modelo de certificação em áreas de atividade científica da SPMI pode ser consultado AQUI

CONSULTE AS PROPOSTAS DE CERTIFICAÇÃO:

NEMO (Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica) – Consulte AQUI
NEDVIH (Núcleo de Estudos da Doença VIH) – Consulte AQUI a versão provisória
NEUrgMI
(Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo) – Consulte AQUI