O “motor” da atividade científica: SPMI realiza Reunião Anual de Coordenadores dos Núcleos de Estudos

A Reunião Anual dos Coordenadores dos Núcleos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) decorreu no passado dia 24 de setembro, no Grande Hotel de Luso. O encontro de profissionais tinha como objetivo primário a troca de experiências e a reflexão sobre os pontos forte e fracos das atividades desenvolvidas no ano anterior, bem como os projetos para o futuro.

Lèlita Santos, presidente da SPMI, aproveitou a data para clarificar a organização dos 21 núcleos existentes, enquanto elementos estruturantes da Sociedade. Refere que estes são extremamente ativos e que realizam, pelo menos, uma reunião científica anual, cursos relacionados com as suas áreas mais específicas e ofertas formativas com a devida qualidade e certificação para os seus associados. “Os núcleos são o “motor” que impulsiona a maior parte da atividade científica da SPMI”, afirma Lèlita Santos.

A responsável pela direção destacou ainda a importância deste tipo de eventos. “Estas reuniões são fulcrais para o desenvolvimento da Sociedade. Nestes encontros, os coordenadores dos núcleos e os restantes elementos conhecem melhor a atividade que cada um desenvolve e combinam estratégias comuns, nomeadamente nas áreas da formação e da investigação. Trocam também experiências que podem ser replicadas de uns para outros”.

Tendo em conta esses fatores, seria natural que as expectativas estivessem altas, contudo concretizaram-se na plenitude. “A reunião foi muito produtiva. Todos os núcleos compareceram e apresentaram a sua atividade e os seus projetos, estimulando a direção a ajudar a executar as suas ideias. Ao mesmo tempo fizeram-se críticas construtivas e foram combinados projetos comuns, criando as sinergias necessárias entre grupos afins”, refere a presidente da SPMI.

Lèlita Santos acredita que os participantes tenham saído da sessão mais ricos de ideias e repletos de planos para o futuro e, por isso, desvenda já a próxima data desta reunião a marcar na agenda: 23 de setembro de 2023.

(27/09/2022)