MENSAGEM DO PRESIDENTE

Medicina Interna 100 Margens é a motivação do 24º Congresso

Estamos no 24º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), onde conto com a participação de todos num Congresso SEM Margens. O lema 100 Margens significa para a Medicina Interna não ter limites, mas sim uma energia presente, moderna e com uma frescura de juventude dinâmica e de grande crença na Especialidade dentro e fora do hospital. 100 Margens implica liderança, responsabilidade e dedicação sem limites; implica viver com a pessoa com doença, encarando-a como um todo na confluência de todas a áreas da medicina, interligando todas as especialidades médicas, com destaque para a Medicina Geral e Familiar. O Internista dos nossos dias não pode ter limites na envolvência hospitalar moderna – na urgência, no doente internado, na consulta própria e multidisciplinar – e ainda na própria gestão hospitalar. No confronto diário com todas as situações de doença, somos a especialidade da linha da frente.

Este congresso teve uma organização dinâmica e jovem, própria de quem está no dia a dia da vida hospitalar. O nosso esforço foi largamente compensado com a satisfação de termos respondido de forma clara a este desafio. O 24º CNMI vai permitir atualização de conhecimentos e modernidade, sem margens ou horizontes. Um programa da medicina moderna, dando especial destaque ao jovem internista de forma a criar a dinâmica necessária para um hospital do futuro, mais atualizado e organizado. Estão previstas sessões práticas pensadas, sobretudo, por e para internos de Medicina Interna, que serão certamente um estímulo para a investigação e clínica. Teremos sessões de elevado nível científico, abrangendo múltiplas áreas, onde se discutirão as mais recentes atualizações em múltiplas patologias, envolvendo Internistas séniores num diálogo sem margens. Construímos um programa atual que vai ao encontro das necessidades da pessoa com doença e da própria sociedade, visando cuidados integrados e os desafios da gestão moderna do mundo hospitalar.

Congratulamo-nos por ter entre nós os melhores na atualidade médica internacional, assim como, o contributo de Sociedades Científicas congéneres da Europa, da Lusofonia e do Continente Americano, que irão partilhar a sua experiência sem margens na medicina moderna.

Apresento o 24º CNMI 100 Limites na relação com todas as Especialidades Médicas com quem o Internista dialoga no dia a dia, sempre com o doente no cimo da nossa entrega diária. A partilha com o doente e seus familiares implica um médico novo e dinâmico, sendo a trave mestra dos Internistas portugueses.

Agradecemos o especial contributo de todos os profissionais que connosco colaboraram neste desafio.

Medicina Interna 100 Margens é isso mesmo: a Medicina Interna sem Limites.

Conto convosco para a elevação da Medicina Interna no seu Congresso Nacional.

Obrigado por estarem aqui 100 Margens ou Limites

Estevão de Pape Presidente do 24º Congresso Nacional de Medicina Interna