MENSAGEM DO PRESIDENTE

Medicina Interna 100 Margens é a motivação do 24º Congresso Nacional de Medicina Interna

100 Margens significa para a Medicina Interna Portuguesa não ter limites, uma energia presente, moderna e sobretudo com uma frescura de juventude dinamica e de grande crença na Especialidade como a força motriz da vida hospitalar, mas sempre com uma visão global dentro e fora do hospital.

100 Margens implica liderança, mas implica também responsabilidade e dedicação sem limites, no viver com a Pessoa com Doença – encarando-a como o seu motivo de existência real sempre na confluência em todas as áreas da medicina interligando todas as especialidades médicas, com destaque para a Medicina Geral e Familiar.

O Internista dos nossos dias não pode ter limites na envolvência hospitalar moderna, urgência no doente internado, na consulta própria e multidisciplinar, e ainda na própria gestão hospitalar. O confronto diário com todas as situações de doença, somos a especialidade da frontalidade, por isso a nossa vida não tem margens, nunca nos afastando do doente hospitalizado ou não.

Apresentamos uma Organização dinâmica e jovem com alegria própria de quem está no dia-a-dia na Organização do Serviço Nacional de Saúde e na actividade privada dos dias de hoje.

O 24º Congresso Nacional de Medicina Interna envolverá toda a temática médica que permita encontrar motivos de modernidade e actualização de conhecimentos sem margens ou horizontes. Um Programa de confluências e sem margens da multifacetada dinâmica da medicina moderna, dando especial destaque ao jovem internista de forma a criar a dinâmica necessária para um hospital “novo“, ainda mais actualizado e organizado.

Sessões organizadas para e sobretudo por internos de medicina interna de norte a sul e regiões autónomas serão certamente não só uma novidade como um estímulo de investigação e de clínica. Envolvimento das mais recentes actualizações em múltiplas patologias com a participação de Internistas seniores em diálogo sem margens, com sessões de nível científico elevado e actual, com o futuro presente, mas sempre sem limites.

Contamos também, com o contributo de Sociedades Científicas congéneres da Europa, da Lusofonia e do Continente Americano, trazendo também as suas experiências e actualizações mais recentes e sem margens na ciência médica moderna que permita um melhor e maior bem estar da pessoa com ou sem doença.

Apresentamos o 24º Congresso Nacional de Medicina Interna Sem Limites na relação com todas as Especialidades Médicas com quem o Internista dialoga no dia-a-dia sempre com o doente no cimo da nossa entrega diária. A partilha com o doente e seus familiares implica um médico novo e dinâmico, deve ser a trave mestra do internista como tal o doente estará sempre presente no horizonte da reunião major dos internistas portugueses.

Um Congresso sem margens – significa exactamente que não terá limites na troca de experiências diárias e científicas, esperando a participação activa do todos os Internistas de Portugal.

Agradecemos o especial contributo de todos que não sendo médicos, conosco colaboram no dia-a-dia tendo também o seu lugar de destaque no 24º Congresso Nacional de Medicina Interna.

Medicina Interna 100 Margens é isso mesmo a Medicina Interna sem Limites.

Contamos convosco no caminho para os Salgados

Almada conta convosco, Sem Margens,

Estevão de Pape Presidente do 24º Congresso Nacional de Medicina Interna