Caros colegas e amigos,

Os Elos da Medicina Interna foi o tema que escolhemos para o XXI Congresso Nacional de Medicina Interna. A ideia dos elos remete para a nossa posição nuclear no hospital, enquanto especialidade que coordena e articula a intervenção das outras, junto dos doentes que tratamos, nas urgências, nas enfermarias, nos cuidados intermédios, nos cuidados intensivos, nos hospitais de dia e nas consultas externas. Evoca ainda o nosso papel como líderes de equipas multidisciplinares e as pontes que fazemos com as outras profissões, tão importantes para os resultados que obtemos. Enfatiza também a nossa vocação sintetizadora e a nossa capacidade de agregarmos outras áreas do saber, mas também nos lembra outras parcerias em que precisamos reforçar os nossos elos, como sejam as associações de doentes, os clínicos gerais e a academia.

Numa altura em que outros delimitam fronteiras para se afirmarem parece-nos oportuno reafirmar que a nossa força reside na nossa capacidade para transpor fronteiras, construir pontes e estabelecer parcerias e acreditamos que essa é a melhor forma de fazermos bem aos nossos doentes.

Na elaboração do programa, penso que conseguimos encontrar um equilíbrio entre temas clínicos, dando destaque aos núcleos de estudo da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI), com temas orientados para os internos (temos actualmente mais de 1000 internos), de pendor mais formativo, e outros relacionados com o tema do congresso. Teremos assim, pela primeira vez, quatro salas a funcionar em simultâneo, cada uma delas dedicada a um destes roteiros.

[ ver mais ]

Luis Campos
Presidente do XXI CNMI

 ID Resumo
 Número Congresso
2014 Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: b-online.pt