Convidados de Honra
 
Donald M. Berwick
Donald M. Berwick foi Presidente do Institute for Healthcare Improvement (IHI) durante quase 20 anos. Em Julho de 2010, o presidente Barack Obama nomeou-o para o cargo de Administrador do Centro de Serviços da Medicare e Medicaid, cargo que ocupou até Dezembro de 2011.
Anteriormente foi professor de Pediatria e Política de Saúde na Harvard Medical School e Professor do Departamento de Políticas de Saúde e Gestão da Harvard School of Public Health.
O Dr. Berwick foi vice-presidente do US Preventive Services Task Force, o primeiro "Conselheiro Independente" da American Hospital Association Board of Trustees e Presidente do Conselho Consultivo Nacional da Agency for Healthcare Research and Quality.
Membro eleito do Institute of Medicine (IOM), o Dr. Berwick fez dois mandatos no Conselho de Governadores do IOM e foi membro do Conselho de Saúde Global da IOM. Fez ainda parte da Comissão Consultiva de Defesa do Consumidor e de Qualidade na Indústria de Cuidados de Saúde, do governo Clinton.
Em 2013 e 2014 fez parte do conselho coordenador do relatório "Um Futuro Para a Saúde", editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal.
É detentor de vários prémios e autor de numerosos artigos e livros, incluindo Curing Health Care e Escape Fire.
 
Nigel Crisp
Lord Nigel Crisp é um membro independente da House of Lords e trabalha principalmente no desenvolvimento internacional e saúde global. De 2000 a 2006, foi simultaneamente Director Executivo do NHS, a maior organização de saúde no mundo, e Secretário Permanente do Ministério da Saúde e liderou grandes reformas no sistema de saúde inglês.
Foi co-presidente de uma Task Force internacional para o aumento da educação e da formação dos profissionais de saúde, a nível mundial, com o Comissário Bience Gawanas da União Africana. Em Maio de 2008, publicou o seu relatório "Scaling up, Saving Lives", em que defendia medidas práticas para o aumento maciço da formação de profissionais de saúde nos países em desenvolvimento.
Já trabalhou na área da saúde mental, bem como em serviços de agudos e foi, de 1993-1997, Chefe do Executivo da Oxford Radcliffe Hospital NHS Trust, um dos principais centros médicos académicos do Reino Unido.
É membro do Health Worker Migratory Advisory Council, da Global Health Workforce Alliance e membro do Conselho Consultivo do African Centre for Health and Social Development. Também preside ao Sightsavers International, é um membro sénior do Institute for Healthcare Improvement, em Cambridge, Massachusetts, professor honorário da London School of Hygiene and Tropical Medicine e membro honorário do St. John's College, Cambridge e do Royal College of Physicians.
Coordenou o relatório "Um Futuro Para a Saúde", editado pela Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal.
2014 Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: b-online.pt