Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar

O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da doença vascular pulmonar e é constituído por associados da mesma inscritos neste Núcleo de Estudos.

Objectivos e Organização

O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar, NEDVP, organiza-se integrado na política de constituição de Núcleos de Estudos da SPMI e desenvolve a sua actuação no âmbito da doença vascular pulmonar e do tromboembolismo venoso.

OBJECTIVOS
1.    Estabelecer contacto regular entre os associados e promover reuniões para intercâmbio de informações no âmbito da doença vascular pulmonar e do tromboembolismo venoso.
2.    Contribuir para a constituição de uma base de dados nacional, necessária para análises epidemiológicas.
3.    Contribuir para a investigação e para o estabelecimento de consensos no âmbito do diagnóstico, do tratamento e da prevenção do tromboembolismo venoso e da hipertensão pulmonar.
4.    Estabelecer contactos e parcerias de colaboração com outras estruturas actuantes no mesmo campo.
5.    Fortalecer as actividades da SPMI.
6.    Criar condições para a realização destes objectivos.

ORGANIZAÇÃO
1. O NEDVP é constituído por:
a.    Sócios da SPMI promotores da constituição do Núcleo (Sócios fundadores).

b.    Sócios da SPMI que se mostrem interessados em colaborar nas actividades do Núcleo e que para tal se proponham junto do seu secretariado. A sua inclusão no NEDVP deverá ser ratificada em plenário.

c.    São órgãos do Núcleo:
i.    Plenário
É constituído por todos os sócios do NEDVP e é convocado anualmente e sempre que o Secretariado do NEDVP ou a direcção da SPMI considerem necessário. Compete-lhe tomar as decisões gerais relativas ao seu funcionamento, ratificar a inclusão de novos sócios e fazer eleger de dois em dois anos o Secretariado. Pode ser convocado extraordinariamente por mais de 20% de sócios efectivos do NEDVP, sendo as decisões alcançadas consideradas vinculativas apenas se estiverem presentes 50% mais 1 dos sócios efectivos.
ii.    Secretariado
É eleito entre os sócios do NEDVP e constituído por cinco elementos, sendo um deles o coordenador. Este assegura a ligação do NEDVP com a Direcção da SPMI.
Assegurará a gestão, administração e representação do Núcleo. Coordena as actividades do Núcleo com a Direcção da SPMI. Faz divulgar periodicamente informações sobre a actividade desenvolvida junto dos sócios do Núcleo. Implementa a organização, com a periodicidade julgada adequada, de reuniões de carácter científico onde são apresentados trabalhos realizados no âmbito da doença vascular pulmonar e do tromboembolismo venoso.
iii.    Grupos de trabalho
São agrupamentos de sócios do NEDVP que se proponham a actividades específicas no âmbito da doença vascular pulmonar e do tromboembolismo venoso. Têm autonomia científica, devendo comunicar os seus projectos, iniciativas e conclusões ao Secretariado. A convite do NEDVP podem participar nos seus trabalhos científicos não sócios da SPMI, cuja colaboração seja considerada, por um dos orgãos do Núcleo, importante para o cumprimento dos seus objectivos.

Programa

1.    Actualização de normas para prevenção, diagnóstico de tratamento do tromboembolismo venoso em Medicina Interna.

2.    Criação de uma rede nacional – Serviços de Medicina Interna – para estudos epidemiológicos e implementação de normas.
a.    Levantamento de Serviços de Medicina Interna e de coordenadores locais do Núcleo.
b.    Estudos / implementações:
i.    Factores de risco para tromboembolismo venoso e sua prevenção.
1.    Avaliação do estado actual.
2.    Implementação de RAM’s e orientações para prevenção.
c.    Registo TEP
d.    Base de dados para registos

3.    Projecto de elaboração de um registo nacional de tromboembolismo venoso

4.    Implementação de um curso anual de tromboembolismo venoso

Secretariado

Coordenador: Abílio Reis

Secretariado: Carolina Guedes, Hugo Clemente, José Bernardes Correia, José Meireles, Melanie Ferreira e Rute Lopes Caçola

Documentos

Recomendações para a abordagem clínica do doente com hipertensão pulmonar.

Normas para a prevenção, diagnóstico e tratamento do tromboembolismo venoso no doente médico (Descarregar PDF 611Kb)

Programa da Reunião Anual de 2016 do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (Descarregar PDF 80Kb)

Contactos

Consulte os eventos do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar:

Eventos Futuros

  • Reunião do Núcelo – 3 e 4 de Novembro de 2017
    Mais informações brevemente.

Eventos Passados

Em elaboração.