Núcleo de Estudos da Doença VIH

O Núcleo de Estudos da Doença VIH da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da Doença VIH e é constituído por associados da mesma inscritos neste Núcleo de Estudos.

Conheça as informações úteis do Núcleo de estudos da Doença VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

História

Caros Colegas,

Em Nome da Direção do Núcleo de Estudos sobre VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, quero vos dar as boas vindas ao nosso Site! Em jeito de pequena introdução histórica, a SPMI teve o seu ano de formação em 1951.

Passados alguns anos, progressivamente foram-se construindo núcleos de estudo, diferenciados, consequência natural, primeiro, da abrangência da especialidade de Medicina Interna, segundo, da formação científica multidisciplinar do internista, com a consequente perspetiva multiorgânica e holística de ver o doente, e por fim, ainda, a necessidade de dar resposta aos novos desafios e áreas do conhecimento, que foram surgindo, ao longo da história da Medicina.

Assim também aconteceu com o então, Núcleo de Estudos VIH, hoje designado Núcleo de Estudos da Doença VIH formado em 1997, no sentido de responder à necessidade de seguimento de doentes de uma nova epidemia, surgida poucos anos antes, o Síndroma de Imunodeficiência Humana Adquirida. Ao longo dos seus 18 anos de existência, o Núcleo foi dando resposta assistencial nos diversos hospitais distritais e centrais, ao seguimento dos doentes com esta patologia, a par com colegas, de outras especialidades, nomeadamente Infeciologistas e Pneumologistas.

Além desta vertente, o Núcleo tem igualmente uma componente formativa, com a realização de Jornadas anuais, e, participação em outros eventos científicos, palestras, cursos e congressos, nomeadamente, a participação anual no nosso Congresso Nacional de Medicina Interna. Só para dar um exemplo, em Setembro de 2015, o Núcleo de Internos de Medicina Interna, organizou um curso de dois dias, para 30 participantes, sobre esta patologia, na cidade de Évora, com o apoio e a participação do Núcleo de Estudos da Doença VIH.

Relativamente às nossas Jornadas, é política do Núcleo de Estudos da Doença VIH, por um lado a sua descentralização, isto é fora dos grandes centros, fora de Lisboa, Porto e Coimbra. Por outro lado, a sua realização a Norte e a Sul do país, inclusive nas ilhas, onde foram realizadas em 2007, em Ponta Delgada – S. Miguel. Note-se que a atual Direção do Núcleo, tem como um dos pontos do seu programa, acções de formação sobre Doença VIH, a nível hospitalar, com enfoque nos distritais e, nos Cuidados de Saúde Primários e, inclusivamente, com a participação de outras áreas diretamente relacionadas com a doença VIH, nomeadamente, Psiquiatria, Proctologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Psicologia, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Serviço Social e Ciências da Nutrição. Outro item do programa, que também queria realçar, é a articulação com os outros núcleos da SPMI, nomeadamente, Auto-Imunes, Hepatologia, Diabetologia, etc…no sentido de se criar – competências – nas respetivas áreas, em estreita articulação com a SPMI e o Colégio de Especialidade de Medicina Interna.

O Coordenador do Núcleo Telo Faria

Secretariado

Coordenação do Núcleo:
Telo Faria – ULS Baixo Alentejo – Hospital de Beja

Secretariado:

Andreia Seixas – Centro Hospitalar Gaia / Espinho
Carlos Vasconcelos – Hospital Sto. António – Porto
Cristina Teotónio – Centro Hospitalar do Oeste – Hospital Caldas da Rainha
Fausto Roxo – Hospital Distrital de Santarém
Rosas Vieira – Centro Hospitalar Gaia / Espinho
Umbelina Caixas – Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital S. José

Actividade

1- Actividades mais relevantes desenvolvidas:

3ªs Jornadas sobre Infecção VIH Outubro 2000 – Santarém

Workshop \” Toxicodependencia e Infecção VIH\” Junho 2001 – Évora

4ªs Jornadas sobre Infecção VIH Outubro 2001 – Braga

Workshop \” Adesão à terapeutica antiretroviral\” Março 2002 – Granja – V N Gaia

Worshop \” Terapêutica inicial da infecção VIH\” Março 2002 -Portimão

2 – Patrocínio cientifico Bolsa de Estudos VIH – SPMI , anual, no valor de 7500 euros com apoio da GSK.

3 – Colaboração nos 1º e 2º Congresso Virtual sobre Infecção VIH – aidscongress.net

4 – Colaboração no Portalaidsportugal.com

5 – Em preparação 5ªs Jornadas sobre Infecção VIH – Cascais – Fevereiro 2003

Contactos

Consulte os eventos do núcleo VIH:

Eventos Futuros

Inserir eventos futuros do Nucleo

Eventos Passados

– XVII Jornadas Nacionais do NEDVIH
Data:
6 e 7 de Maio de 2016
Consulte informações aqui

Inserir informações sobre premios e bolsas do nucleo VIH