Notícias da Medicina Interna
17 de Julho | Madeira vai ter Unidade de Doenças Autoimunes
Integrada no Serviço de Medicina do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), a criação da Unidade Graham Hughes de Doenças Autoimunes foi aprovada por unanimidade pela direção clínica, na última sexta-feira, e deverá estar a funcionar em outubro, colmatando uma carência na região e cumprindo uma aspiração com mais de duas décadas. Será instalada no Hospital do Marmeleiros, no Funchal, onde já existe, desde 2009, uma Consulta de Doenças Autoimunes.

Segundo Jorge Martins, coordenador da Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital dos Marmeleiros e coordenador da futura unidade, “trata-se de uma conquista que traz benefícios para os doentes e para os profissionais de saúde. Para os doentes, porque passam a ser encaminhados de forma imediata, e para o corpo clínico porque permite dotar a unidade de atendimento especializado no tratamento das doenças autoimunes, ao mesmo tempo que presta um serviço mais ágil e preciso.”

A Unidade Graham Hughes de Doenças Autoimunes vai arrancar com uma equipa composta por cinco médicos. Aos doentes com suspeita de doença autoimune é feita uma primeira consulta de encaminhamento. Segue-se uma consulta de autoimunidade geral e, depois, outras já mais especializadas, conforme o tipo de patologia: lúpus eritematoso sistémico, esclerodermia, vasculites, síndrome de sjögren ou capilaroscopia.

Jorge Martins, que assume igualmente o cargo de coordenador regional do NEDAI (Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), explica que a avaliação biométrica será feita por enfermeiros especializados e que a unidade vai ter hospital de dia, internamento no Serviço de Medicina e “uma consulta de decisão terapêutica onde se optará pela imunossupressão ou pelas terapêuticas biológicas”.

Haverá ainda uma consulta multidisciplinar com médicos consultores da unidade, mas que pertencem a outras especialidades que vão colaborar de forma mais próxima. Com a criação desta nova valência dedicada às doenças autoimunes, que segue todas as normas comunitárias, o SESARAM passa a ser considerada uma entidade de referência para as doenças autoimunes.
[ 17-07-2015 ]
Optimizado para Internet Explorer 7+, Firefox 2+, Safari 3+
Resolução minima de 1024 x 768
© 2012 - Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
desenvolvimento b-online.pt