Nota Biográfica J. M. Matoso Ferreira
José Manuel Matoso Gonçalves Ferreira, filho de Cândido Gonçalves Ferreira e de Ulmínia Mattoso Alagoa G. Ferreira, nasceu em Lisboa, São Sebastião da Pedreira a 16 de Janeiro de 1947.

Frequentou o Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, onde, a partir de 1952, fez toda a sua carreira académica pré universitária. Onde há poucos anos foi vice presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Antigos Alunos.

Licenciou-se em Medicina, com a classificação de 15 valores, em 1974, tendo a cédula profissional 14050 – S. Regional do Sul da Ordem dos Médicos.

Em 1967-68, foi Monitor de Anatomia Descritiva da Faculdade de Medicina de Lisboa, convidado pelo Prof. Armando dos Santos Ferreira.

Monitor de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1971, sendo director o Prof. Doutor Manuel J. Xavier Morato. Em 1972 foi contratado como Monitor além do quadro da cadeira, cargo que ocupou até 1975.

Em Janeiro de 1976 foi contratado como Assistente de Histologia e Embriologia a convite do Dr. A. Teixeira Pinto. Exerceu até ter pedido a exonoração em 1980.

Em 1980 e 1981 foi convidado a dar aulas de Reumatologia ao Curso de Enfermagem da Escola Calouste Gulbenkian.

Durante os 4º, 5º e 6º anos, voluntariamente frequentou o Serviço de Urgência do Hospital de S. José, integrado na equipa do Dr. Balcão Reis.

Após a realização do último exame de curso, trabalhou voluntariamente no Serviço 2 de Medicina do Hospital Curry Cabral, sob orientação do Chefe de Serviço Dr. Monteiro Baptista.

Iniciou o Serviço Médico à Periferia, em 1 de Março de 1976, integrando uma equipa de oito médicos, nos Concelhos de Óbidos, Peniche e Bombarral.

Obteve o Grau de Assistente Hospitalar de Medicina Interna (Hospitais Civis de Lisboa), mediante prestação de provas públicas eliminatórias, com a classificação de 19 valores.

Foi Assistente Hospitalar de Medicina Interna do Hospital Distrital de V. Franca de Xira, após concurso de provas públicas eliminatórias, realizadas no H. de Santa Maria, em Lisboa, com a classificação de 17,15 valores.

Foi aprovado por unanimidade para o Grau de Assistente Graduado de Medicina Interna no concurso público realizado no H. de Santa Maria.

Foi Chefe de Serviço de Medicina Interna do Hospital de Reynaldo dos Santos (V. F. Xira), mediante prestação de prova curricular pública, com a classificação de 19 valores.

Em 1977 iniciou no Instituto de Reumatologia de Lisboa a sua formação na área da Reumatologia, Direcção Dr. Assunção Teixeira. Em 2011, obteve a certificação para a prescrição (no sector privado), de terapêutica biológica em doentes com Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilopoiética e Artrite Psoriátrica.

Desempenhou diversos cargos médicos e de chefia. Foi director do Internato Médico e Director do Serviço de Medicina do Hospital Reynaldo dos Santos. Tendo sido Visiting Fellow da Lupus Clinic (St Thomas’ Hospital, Londres) trabalhou com o Professor Graham Hughes e o Dr. Ricardo Cervera.

Dedicou sempre muito dos seus estudos e trabalhos de investigação às doenças auto-imunes pertencendo ao Núcleo de Estudos das Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Aposentou-se em 2002, por tempo completo de serviço.

Casado com Maria do Carmo Rufino Morão Correia Matoso Ferreira teve duas filhas e três netos. Chefe de Serviço de Medicina Interna da Carreira Hospitalar e Especialista de Medicina Interna pela Ordem dos Médicos faleceu a 14 de Setembro de 2016, em Lisboa.

Inês Matoso Ferreira
Lisboa, 24 de Setembro de 2016
Optimizado para Internet Explorer 7+, Firefox 2+, Safari 3+
Resolução minima de 1024 x 768
© 2012 - Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
desenvolvimento b-online.pt