Mensagem do Presidente

Dr. Luis CamposBem vindo ao sítio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna!

Este é um sítio para os internistas portugueses mas também para todos os que se queiram informar sobre a Medicina Interna em Portugal e também para os doentes. Ainda nos falta muita informação neste novo sítio que agora lançamos, mas contamos, ao longo dos próximos meses, preencher muitas dessas lacunas.

Aos nossos doentes queremos explicar melhor o que somos: os internistas são os Dr House dos hospitais, estamos para o doente adulto, como os pediatras estão para as crianças. Somos uma especialidade de base essencialmente hospitalar, onde adquirimos experiência em tratar os doentes médicos, tanto em situações críticas como estáveis, decidindo quando necessitamos a cooperação de outras especialidades ou em que circunstâncias devemos referenciar. Além disso, somos a especialidade mais indicada para abordar os doentes sem diagnóstico, tratar as doenças sistémicas, os doentes idosos que têm múltiplas doenças e prestar cuidados paliativos.

Os nossos doentes precisam cada vez mais da Medicina Interna, porque as outras especialidades de órgão ou sistema se estão a fragmentar, gerando hiperespecialistas que sabem cada vez mais sobre cada vez menos, o que é inevitável e até desejável, o problema é que os doentes andam ao contrário: são cada vez mais idosos, com múltiplas doenças e precisam de um médico que os trate como um todo. São esses os doentes que temos nos hospitais. Por outro lado as nossas ferramentas principais são a história clínica e o exame objectivo, e com isso conseguimos três quartos dos diagnósticos, os exames que pedimos são pedidos de forma escalada e racional, o que poupa os doentes a exames desnecessários.

A Medicina Interna está nas urgências, nos serviços de Medicina, nas unidades, nos hospitais de dia e nas consultas, mas queremos estar também nos serviços cirúrgicos e fazer a ponte com os médicos de família, em programas de cuidados integrados, para garantir aos nossos doentes crónicos continuidade nos cuidados e conseguir que tenham que recorrer menos às urgências e sejam menos vezes internados.

Os internistas encontrarão neste site, agora modernizado e adaptado aos novos devices, aqueles que são os objectivos principais da SPMI: melhorar a comunicação com os sócios e o intercâmbio de experiências e opiniões, divulgar o que somos, quantos somos e onde estamos, informar sobre as actividades dos núcleos de estudo e da SPMI, dar a conhecer as acções de formação programadas e os projectos de investigação.

Queremos que o sítio da SPMI seja o repositório fiel dos desafios que temos pela frente e do que estamos a fazer para os enfrentar. O sítio da SPMI é para todos mas a sua actualização e dinamismo depende da contribuição de todos.

Luís Campos
Presidente da SPMI